terça-feira, 1 de setembro de 2020

Vereadores vão votar abertura de processo de impeachment de Crivella

O presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Jorge Felippe (DEM), decidiu levar ao plenário na próxima quinta-feira, 3, o pedido para abrir o processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

O pedido de impeachment foi protocolado pelo PSOL com base na denúncia dos “Guardiões do Crivella“.

Câmara do Rio vai votar pedido para abrir processo de impeachment contra Marcelo Crivella

Jorge Felippe poderia rejeitar o pedido monocraticamente (sem consultar ninguém) ou levá-lo ao plenário –o que ele fez

Na segunda-feira, 31, reportagem do telejornal “RJ2” revelou um esquema montado com funcionários da prefeitura para fazer plantão na porta dos hospitais municipais do Rio atrapalhar reportagens e impedir que a população problemas na área da Saúde.

Para flagrar os servidores públicos na ação ilícita, a Globo forjou uma reportagem em frente a um hospital. A partir daí, a emissora revelou que os intimidadores são coordenados por três grupos em WhatsApp. Dessa forma, eles obedecem uma escala rígida de horário, com direito a “ponto digital” por meio de selfie no local onde deveriam impedir a ação da imprensa.

Num dos grupos, um telefone dos participantes é registrado como sendo do próprio prefeito, Marcelo Crivella. “O prefeito, ele acompanha no grupo os relatórios e tem vezes que ele escreve lá: “Parabéns! Isso aí!”, contou à TV Globo um dos participantes.

A reportagem ainda mostrou prints dos grupos. Neles, os funcionários são orientados para atrapalhar reportagens, por meio de intimidação direta ao cidadão que reclama e à equipe de jornalismo. A Globo mostrou três ocasiões em que houve a ação dos funcionários da Prefeitura, que chegam a receber mensalmente cerca de R$ 4 mil  dos cofres públicos.

Entenda o processo de impeachment

Para a abertura do processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella, são necessários 26 votos.

O aval para levar o pedido ao plenário foi dado pela Secretaria Geral da Mesa e pela Procuradoria da Câmara.

Veja também: Globo revela esquema ‘Guardiões do Crivella’ e político vira meme na web

Vereadores vão votar abertura de processo de impeachment de Crivellapublicado primeiro em como se vestir bem



Nenhum comentário:

Postar um comentário